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Sal: O que você precisa saber sobre

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Hoje iremos falar sobre o famoso e polêmico sal, e como você deve fazer para consumi-lo da maneira saudável.

Sal: Informações sobre

Sabe-se que o aumento do consumo de sal na dieta pode ocasionar aumento dos níveis da pressão arterial, do risco de acidente vascular encefálico, doenças cardíacas e renais, de risco de pedra nos rins, osteoporose e câncer no estômago. E até mesmo entupir as certos vasos sanguíneos.

Sal e sódio não são sinônimos.

O sal da dieta tem 60% de cloretos e 40% de sódio.
1 g de sódio é igual a 2,5 g de sal.

Sal: A relação com a pressão alta

Vários estudos tem relacionado a hipertensão arterial com o consumo de sal. Por outro lado sabe-se também que o aumento da pressão arterial é um dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de acidente vascular encefálico (derrame), além de estar relacionado a doenças isquêmicas do coração, como o infarto e angina.
Muitos estudos tem demonstrado que a redução do consumo de sal é muito importante para a saúde humana. Estudo realizado em 23 países onde ocorreu um aumento excessivo de doenças crônicas, uma redução de 15% do consumo do sal preveniu 8,5 milhões de mortes em 1O anos, enquanto que a redução do tabaco em 20% propiciou redução de 5.5 milhões de mortes.

Sal: Recomendações para um consumo mais saudável

A organização mundial da saúde recomenda que o consumo de sal deve ser menor do que 5 g por dia para indivíduos normais. Para hipertensos, no entanto, o ideal é consumir não mais do que 5g de sal por dia. Deve-se lembrar que essa quantidade compreende o sal colocado durante o preparo da comida é o sal contido dentro dos alimentos.

 

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