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3 Tipos de Gordura: Trans, Saturadas e Monossaturadas (Diferenças)

gorduras

  • Alimentos gordurosos o que devo saber?

  • Existem alimentos que devemos evitar?

  • Quais problemas podem causa?

É importante dizer que praticamente todo alimento contem gordura, seja boa ou má, mais como costumo dizer é importante termos conhecimento, para saber como tratar e prevenir, qualquer problema que nossa saúde apresentar.

O essencial no caso da gordura e comermos apenas gorduras boas, assim nosso organismo poderá absorver mais eficientemente os nutrientes, para que nosso corpo possa liberar mais saúde.

É muito fácil eu falar para você, pois os alimentos na sua grande maioria contem gordura. O que nós precisamos é ficarmos atentar aos seus níveis e qual tipo de gordura tem no alimento, para uma boa saúde com mais tempo de vida.

Como saber que gordura eu posso comer?

Estamos em dias que as informações estão em nossas mãos, basta clicar e saberemos quanto exatamente cada alimento nos oferece de nutrientes e gorduras.

A tecnologia nos oferece uma grande e infinita fonte de conhecimento, sobre tudo que desejamos neste caso a gordura.

O problema, no entanto não esta na informação e sim em entender como isto nos ajudara.

Você vai ao mercado e todo alimento te oferece às informações nutricionais, alguns como a barrinha de cereal, por exemplo, contem cerca de 2g de gorduras totais.

Ai que vem a pergunta, como saber se este alimento de verdade eu posso comer, como saber se esta gordura é boa ou não.

Saiba mais sobre alimentos saudáveis: Homem Verde

Tipos de gorduras

A grande maioria dos alimentos apresentam gorduras e elas precisam ser boas para nós.

1. Gorduras trans

Esta gordura é má para nossa saúde e deve ser evitada ao máximo, ela é produzida de duas maneiras, animal ou industrial e ambas são resultado de processos químicos.

No caso animal é feita dentro do estômago do animal e a segunda é quando a gordura é misturada com adição de hidrogênio, para serem modificados em um estado sólido.

Para que você entenda esta gordura é colocada nos alimento para melhorar seu aspecto e uma durabilidade maior.

Esta gordura é muito usada pela indústria e cada vez mais.

Porém esta gordura não é boa para nosso organismo, ela é responsável pelo alimento do colesterol em nosso corpo, pois não pode ser completamente digeridas, e por vez diminui a gorduras boas.

A gordura trans depois de ingerida ela fica em nosso organismo e não sai. Uma armadilha aplicada pela indústria, pois está gordura já é conhecida e esta no fator de chamá-la de gordura vegetal ou gordura hidrogenada.

Os alimentos industrializados apresentam esta gordura e em alguns casos o dobro de gordura indicado a uma pessoa.

A organização mundial de saúde indica que 1% desta gordura deve estar contida em cada alimento, para você ter uma ideia 1% de 2000 calorias corresponde a cerca de 2 gramas de gordura trans que é mais do dobro que nosso corpo suportaria por dia.

Quando queremos perder peso buscamos certos alimentos, mas mesmo aquele biscoito de água e sal, que usamos para perder peso, na verdade este biscoito tem um alto índice da gordura.

Sim, todos os alimentos industrializados possuem esta gordura, o chocolate, a maionese mesmo aquela comida light, ou aquele congelado ou o grelhado.

Os malefícios que a gordura trans apresenta por grudar nas veias e artérias são infartos, derrame, além da obesidade, eleva o colesterol, provoca inflamação corporal.

Para você que quer mais qualidade de vida abandonar os industrializados é sinônimo de uma vida longa e saudável.

A indicação aqui é buscarmos substituir os industrializados por naturais, no preparo das comidas, e no caso da fritura priorize os óleos de origem vegetal como óleo de soja ou canola.

2. Gorduras saturadas

Esta gordura você pode encontrar em alimentos de origem animal, ela é uma gordura ruim para nosso corpo também.

A pior parte é que a encontramos em alimentos que costumamos usar para eliminar peso e ter uma absorção pelo organismo melhor, como a carne branca por exemplo.

Aquela margarina usada para grelhar tem pouca gordura trans porém alta taxa de gordura saturada.

Leite e derivados integrais bem como o azeite de dendê, são ricos nessa gordura.

Os malefícios que esta gordura produz também é devastador, impedem o fluxo sanguíneo, provocando problemas cardíacos, no cérebro provocando inclusive um AVC.

Além disso, ela gruda nas paredes do organismo e veias causando a diabetes e a obesidade, impedindo absorção de nutrientes e eliminação do organismo.

A indicação é substituir derivados do leite integral por desnatado, usar queijo branco e evitar carne vermelha comendo mais, por exemplo, o peixe.

3. Monossaturadas e insaturadas

Estas gorduras são boas ao nosso corpo, estão presentes em vegetais e grãos, seus óleos e gorduras produzem ações benéficas para nossa vida.

São auxiliar na redução do colesterol, protetores do coração, pois favorecem o trânsito de nutrientes, liberando a passagem de sangue entre as artérias o que previne infarto.

Além disso, encontramos por exemplo os ácidos graxos que tanto precisamos para nosso corpo, que são fonte de vidas para o corpo.

Encontramos estes ácidos, por exemplo, no Ômega 3 e 6, que estão em carnes, leite, ovos e na sardinha.

Estas gorduras previne, por exemplo, a osteoporose, produz uma desintoxicação do corpo e um emagrecimento natural.

É indicado a quem quer aumento de massa muscular, pois o Ômega fortalece a musculatura corporal e seus tecidos.

As reações da gordura em nosso corpo

Algum desconforto que a gordura pode causar em nós é o intestinal. Alimentos como carne vermelha demora mais tempo para ser processado em nosso corpo.

O ideal é evitarmos a carne vermelha especialmente no período noturno. Se você é um amante da carne, busque, por exemplo, bebidas que aceleram o metabolismo.

Algumas pessoas atribuem comer certos alimentos com gorduras a acne. Todavia não há relação, na verdade nosso corpo produz certa quantidade de gordura.

O fator de surgimento da acne ou espinha acontece por uma alta produção de gordura do nosso corpo.

Quando esta quantidade anormal sai fecham os poros e mantém células mortas dentro dele, causando a espinha e os cravos.

A má higienização bem como uma vida sedentária pode ajudar e muito nisto, pois nosso corpo necessita eliminar as toxinas para evitar esta produção descontrolada de gordura.

Para uma gravidez saudável o ideal e se abster por completo de alimentos processados e industrializados, buscando alimentos mais naturais possíveis.

Os médicos costumam avisar sobre isto antes de uma gravidez e a dica é a mesma na gestação e após ela.

Os problemas de saúde que mencionamos podem afetar diretamente a mãe e o bebê, além de uma gestação desconfortável.

Ingerir frutas verduras e alimentos preparados naturalmente pode significar um parto seguro.

No caso da gordura não encontramos grupos, todos são prejudicados de igual modo a única diferença é o tempo, então mude sua vida mude sua alimentação.

Eu quero convidar você a comentar, elogiar, criticar e deixar suas dúvidas. Garanto que iremos ler e responder a todos.

 

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