17 Dicas para Melhorar a Digestão dos Alimentos

1*) Combinar os alimentos

2°) Evitar líquidos durante as refeições (quando você mastiga, você não bebe nem água: tomar dois copos de água meia hora antes do almoço e quinze minutos antes, tomar 2 xícaras de chá amargo).

3*) Saladas folhas não devem ser temperadas com nada (nem sal); os frutos hortícolas (tomate, chuchu, abobrinha, pimentão…) serão temperados apenas com sal e azeite e as raízes (cenoura, nabo, rabanete, beterraba…) com azeite, alho e sal ou maionese de leite de soja.

4*) Não comer sobremesas doces após as refeições, nem mesmo as adoçadas com mel, porque o açúcar impede a liberação da ptialina (enzima que transforma o amido e os carboidratos em açúcar maltose) e causa fermentação. Não comer frutas e verduras na mesma refeição

5*) Não usar limão (https://homemverde.com/tipos-limao/) nem vinagre, nas saladas de folha, nem no quibe. nem nas outras saladas, porque a menor quantidade de acidez, destrói a ptialina. 6 o ) Evitar todos os enlatados, por causa dos conservantes.

7  ) Mastigar bem os alimentos, até que estejam bem ensalivados. pois quanto maior a insalivação, maior a produção da ptialina e, conseqüentemente, melhor digestão.

6 ) Não comer: proteína animal com amidos (por exemplo ovo com pão, ricota com pão, pizza com queijo), substitua o queijo pelo catupiry vegetal.

9*) Para uma perfeita digestão, evite comer amidos e doces na mesma refeição: por exemplo, pão com geléia. pão com mel. sobremesas doces.

10′) Não ingerir amidos com frutas ácidas; por exemplo, sanduíches e suco de laranja, caju, carambola, framboesa, acerola… ‘ Acompanhar o sanduíche com uma salada de frutas: mamão, caqui, figo, maçã. suco de uva, só para molhar as frutas (a banana não combina com amidos: aveia (https://homemverde.com/aveia-gluten/) , arroz. pão).

11*) Não ingerir amidos com gordura: por exemplo, pão com manteiga ou margarina ou frituras, porque a gordura impermeabiliza o amido dificultando a ação dos sucos digestivos.

* Substituir a manteiga de leite de vaca e a margarina por maionese de leite de soja (o óleo usado para a sua preparação é vegetal, e batido com leite de soja. toma-a hidrogenada, de fácil digestão).

12) Não ingerir frituras, de espécie alguma. ‘ Por quê? Porque o oxigênio do ar em contato com a alta temperatura do óleo forma o pior dos radicais livres em nosso organismo.

13) Abolir o álcool; tudo que contenha álcool, principalmente as bebidas fermentadas (vinho, cerveja, champanhe).

14) Evitar café. chá mate e chá preto, porque o alto teor de cafeína destas bebidas toma-as tóxicas e estimulantes.

15) Evitar o chocolate, por causa da teobromina, que acelera as batidas do coração.

16} Acima de tudo, comerem um ambiente tranqüilo.

17*) Agradeça à Deus e peça a bênção sobre o alimento.